domingo, 9 de outubro de 2011

Plano de aula


Dados da Aula

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Desenvolver uma atividade experimental que permita compreender como ocorre a Mineralização de fósseis, e o que é um fóssil e em quais ambientes são encontrados
Duração das atividades
50mim (1 aula)
 
Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os fósseis contam uma história, os  paleontologistas procuram e estudam os fósseis. Primeiro, os pesquisadores procuram por evidências, depois, os paleontologistas estudam essas evidências para responder, uma questão básica: o que aconteceu no passado?

Ao estudar os fósseis, você pode explorar perguntas como:
  • Quais foram às primeiras formas de vida em nosso planeta?
  • De onde vieram essas formas de vida? O que aconteceu com elas?
  • Como a vida na Terra mudou com o tempo?
  • Como o clima na Terra mudou com o tempo?
  • De onde vieram novas espécies de plantas e animais, e qual sua relação com as espécies extintas?
Como fornecem um registro físico da vida no passado, os fósseis são uma grande fonte de informações sobre o que aconteceu na Terra.
Mas os fósseis não nos contam a história completa. Eles geralmente preservam somente parte de um organismo: a parte que era dura e resistente.
Os fósseis são restos de animais e vegetais ou evidencias de suas atividades que ficaram preservados nas rochas e outros materiais como gelo, âmbar e asfalto por um extenso período chamado tempo geológico. Esse período é de no mínimo 11.000 anos.

A aula será dada para alunos do sexto ano (quinta série).
No desenvolvimento abordaremos uma linguagem de fácil etendimento, e será explicado o processo de mineralização e formação de um fóssil.

Será feita uma atividade prática, na qual ensinaremos os alunos a construirem um fóssil com água, areia e esponja. (essa prática já foi exemplificada em um dos postes desse blog)

Como conclusão, os alunos terão que explicar através da prática feita, as etapas da mineralização, para a formação de um fóssil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário